segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pintura Bauer

  Além da técnica ser maravilhosa a história do surgimento da pintura em estilo Bauernmalerei não fica para trás.Conta-se que no final do século XVII, os camponeses alemães ( Bauern significa camponês e Malerei pintura) mesmo sem muitos recursos pintavam suas casas, janelas e portas com temas de flores e guirlandas para afastar os momentos de tristezas , como os de guerra. As pinturas atravessaram o tempo e até hoje tem como principal caracteristica os contraste e a exuberancia das flores .


 Para aquelas que estão começando as primeiras pinceladas, o importante é não desistirem diante das primeiras dificuldades. O treino será seu melhor professor !
  Para a pintura de rosas e botões utiliza-se tons vermelhos ou vinho, o branco serve para evidenciar as pétalas. As pinceladas devem ser curtas nos sentidos vertical e horizontal.




  Os tons mais utilizados são os azulados, alaranjados e avermelhados. Para a pintura do centro das flores ( miolos) utiliza-se tons de amarelo ocre, marrom e branco.
   Para facilitar associe sempre as pétalas das flores do campo a " Argolas " , as pétalas das tulipas a " Cálices " , e as pétalas das margaridas a " Gotas ". A posição vertical ou horizontal  da pintura do arabescos dependerá do tipo de cada peça a pintar .                                                          

  Para a pintura de folhas e galhos utiliza-se tons de verde ( verde escuro e verde claro ) e branco para evidenciar os detalhes. Como há diversos tamanhos e posição de folhas e galhos o modo de pincelar dependerá do modelo desejado, mas será quase sempre em forma de "Gotas" e " Vírgulas".
 ( Créditos : Revista Coleção Pintura Bauner - N°1 -Ed. Minuano -2006 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário